O deputado Valdeci Oliveira e o reitor da UFSM, Luciano Schuch, estiveram reunidos com o chefe de Gabinete do Ministério de Assistência Social, Família, Combate à Fome, Secretaria Executiva da pasta, Gustavo Alves de Souza, tratam do programa Progredir. Foto: Divulgação
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) encerrou nesta quinta-feira (13) um roteiro pela Capital Federal. E uma das últimas agendas foi realizada com a participação do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch (à esq.). A dupla esteve no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, onde tratou sobre o apoio financeiro da pasta para a expansão do Progredir, idealizado pela UFSM e que prevê a capacitação profissional dos beneficiados no Cadastro Único de programas sociais do governo federal. Por meio da Pró-Reitoria de Extensão da universidade, o objetivo é capacitar 2 mil pessoas da cidade nas áreas de artesanato, serviços de atendimento, empreendedorismo e negócios, economia circular e criativa e gastronomia.
Valdeci e Schuch foram recebidos pelo chefe de gabinete da Secretaria Executiva do ministério, Gustavo Alves de Souza.
— O Ministério seguramente vai apoiar (o Progredir) dentro das limitações orçamentárias existentes. Esse tipo de ação gera impacto positivo também na cadeia produtiva da região — afirmou Souza.
O perfil do programa, segundo o representante da pasta, desenvolvido pela UFSM coincide com a visão que o ministério tem sobre ações de geração de trabalho e renda e de combate à desigualdade social. Na oportunidade, Valdeci também colocou à disposição da pasta o Movimento Rio Grande Contra a Fome, que ele coordena no Legislativo gaúcho em parceria com várias instituições e entidades do Estado, para reforçar o enfrentamento à miséria.
O roteiro de Valdeci por Brasília incluiu também agendas com os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; do Turismo, Daniela Carneiro; com dirigentes dos ministérios da Saúde, da Educação e da Justiça, além de reuniões com parlamentares federais da bancada gaúcha e com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. Entre os temas tratados nas agendas, estão os geoparques da Região Central, a necessidade de reforço na segurança das escolas e a articulação pela instalação de um campus do Instituto Federal Farroupilha em Santa Maria.